Ferramentas Lucrativas

Guia completo de Hospedagens de sites em 2021

douglas

Olá meu nome é Douglas Gaspar e hoje vamos falar de hospedagem.

Esse artigo é bem especial, pois ele é um guia bem completo que vai te ajudar a entender o que é uma hospedagem, como funciona os melhores serviços para o seu site em 2021 e um pouco mais.

Neste guia vamos falar sobre:

  • O que é uma hospedagem?
  • Qual a importância da hospedagem de site?
  • Tipos de hospedagem de sites
  • As melhores opções de hospedagem em 2021?
  • Como escolher a melhor hospedagem?

O que é uma hospedagem?

A Hospedagem é um serviço que garante que um site, blog ou qualquer sistema esteja devidamente acessível em uma infraestrutura web. Para conseguir colocar um projeto online, todo o seu conteúdo precisa ficar em um servidor que o mantenha disponível continuamente, ou seja, conectado e funcionado.

As empresas de hospedagem são responsáveis justamente por isso.

Resumindo a hospedagem é o local onde você guarda seu projeto.

Qual a importância da hospedagem de site?

Vai criar aquela landing page? Quer dar vida ao seu e-commerce? Bem, independentemente do projeto, a hospedagem tem um papel decisivo para que o seu site funcione perfeitamente e esteja sempre disponível para os usuários.

Esse sempre foi um serviço essencial para quem deseja ter presença online, mas o desenvolvimento dos serviços oferecidos reforçaram essa importância.

Entre o básico da hospedagem até os recursos de segurança, tudo faz muita diferença e é simplesmente fundamental.

A hospedagem vai:

  • Manter seu site no ar
  • Oferecer uma seleção de serviços:
    • Caixa de email
    • SSL (Segurança)
    • BackUp
    • Gerenciamento de DNS (Isso merece um guia exclusivo)
    • Entre outros.

Tipos de Hospedagem

Basicamente existem 4 tipos diferentes de hospedagens que são

Compartilhada

A Hospedagem Compartilhada geralmente é a porta de entrada do mundo de hospedagens para os novos proprietários de sites. Trata-se de uma forma de obter o máximo de performances possível à partir de um servidor físico. Com a hospedagem compartilhada, diferentes sites residem em uma única máquina e compartilham recursos entre si. Como resultado, os clientes conseguem atingir boa performance sem ter que investir um valor muito alto de dinheiro.

Prós e Contras de uma Hospedagem Compartilhada

Existem duas razões para a popularidade de uma hospedagem compartilhada: o preço e a simplicidade de utilização. Geralmente os preços oferecidos no mercado são bem atrativos, além de permitir que novos usuários possam lançar um site facilmente. Por outro lado, a hospedagem compartilhada pode oferecer recursos limitados e pouco controle aos administradores de site em termos de desenvolvimento.

Cloud

Também conhecida como hospedagem na nuvem, ela difere das tradicionais pois permite o acesso a aplicativos e sites via recursos da nuvem. É como se você tivesse uma casa dentro de um condomínio fechado.

Ao contrário da hospedagem compartilhada, em uma hospedagem cloud cada cliente tem recursos exclusivos para seu uso, não interferindo em outro cliente.

Prós e Contras do Cloud

A hospedagem cloud permite combinar as vantagens de um servidor dedicado e as de um servidor compartilhado: autonomia, performance e segurança por um preço menor. Se o acesso à base de configurações é liberado, é possível ter a mesma autonomia de um servidor dedicado.

Além disso, a performance é otimizada em relação à hospedagem compartilhada, uma vez que o servidor está dividido virtualmente e os recursos não são compartilhados com outros usuários.

VPS

A sigla VPS vem do inglês Virtual Private Server, que em português quer dizer Servidor Virtual Privado. Esse tipo de hospedagem divide um servidor físico em vários outros servidores virtuais (ou VM – Máquina Virtual), nos quais cada site fica hospedado de forma dedicada. Mas, na verdade, estão compartilhando um servidor com outros usuários.

O VPS é recomendado para quem precisa ter maior controle a nível de servidor, mas não quer ou não pode investir em um servidor dedicado.

Prós e Contras da Hospedagem VPS

Primeiramente, manter uma estrutura física de TI pode representar um custo alto dentro de uma empresa. A hospedagem VPS vai diminuir o preço por não depender exclusivamente de computadores físicos.

Além disso, uma hospedagem VPS se adapta às necessidades do usuário, o que torna a flexibilidade e adaptabilidade grandes pontos fortes. Se por acaso o seu site receber um número grande de tráfego repentinamente, será possível disponibilizar mais recursos para atender a esse tráfego — isso de maneira temporária, sem precisar pagar muito por espaço que não será usado depois.

Apesar de ter muitas vantagens, algumas empresas podem não oferecer acesso às configurações de base dos servidores, o que se faz necessário para mudar configurações e instalações manuais.

Servidor Dedicado

O nome já diz, estamos falando de um servidor 100% dedicado a um usuário. Ele é composto por um servidor web, podendo ter o sistema operacional que o cliente quiser. Geralmente é indicado para sites e projetos que possuem um grande volume de tráfego. Isso porque exigem mais espaço no banco de dados e requerem maior performance.

De volta à metáfora das imobiliárias, você pode entender um servidor dedicado como uma prédio onde há apenas um morador. Todos os recursos do prédio estarão disponíveis apenas para um morador, o que possibilita aproveitamento total da moradia por parte dele.

Prós e Contras da Hospedagem Dedicada

Parece difícil encontrar pontos negativos em um servidor dedicado, visto que ele terá toda sua capacidade à disposição de um único usuário. No entanto, essa opção terá preços mais altos e exigirá um certo nível de conhecimento do desenvolvedor, o que pode não ser tão interessante para sites e empresas menores.

Pense sobre as vantagens e desvantagens de morar sozinho em um prédio inteiro: você pode até ter mais liberdade, mas terá que arcar sozinho com os custos e com a manutenção e limpeza do ambiente.

As melhores opções de hospedagem em 2021?

Aqui é uma seleção de serviços que usei nos ultimos anos e não me deixaram na mão e melhoram por isso é uma boa opção ainda em 2021.

Vamos começar recomendando a mais famosa hospedagem compartilhada e por que vamos recomendar a hostgaitor:

  • Preço
  • Suporte
  • Planos com SSD
  • Muito espaço em disco
  • Instalador do WordPress
  • Não precisa de conhecimento técnicos avançados.
  • Pagamento em Real
  • Painel em português

  • Preço
  • Suporte
  • Planos com SSD
  • Recursos exclusivos
  • Instalador do WordPress
  • Não precisa de conhecimento técnicos avançados.
  • Pagamento em Real
  • Painel simples e otimizado

  • Preço
  • Planos com SSD
  • Liberdade total
  • Fácil de escalar

Agora para finalizar como escolher a melhor?

Primeiro você deve levar em conta na seguinte ordem de prioridade:

  1. O tipo de projeto
  2. O tamanho do projeto
  3. A escola do projeto
  4. Quanto você pode investir para começar e
  5. A quantidade de trafego

Podemos finalizar explicando melhor cada um desse tópicos.

O tipo de projeto

Dependendo do que você vai fazer com um site institucional ou um blog pessoal, para qualquer projeto pequeno de poucas visitas na maioria das vezes uma hospedagem compartilhada vai ser o suficiente.

Você pode começar com o plano Turbo da hostgaitor ou a nuvem light da hoostoo.

O tamanho do projeto

Isso vai depender do quanto você quer que o seu projeto cresça. Pois com o marketing certo até um blog pessoal pode receber milhares de visitas diaria.

Neste caso você deve analisar qual é o tamanho do projeto hoje e o quanto ele vai crescer nos próximos meses. Se você pensa em expandir a melhor recomendação é começar na hostoo por ser bem mais fácil.

A escala do Projeto

Diferente do tamanho a escala do projeto é quanto ele vai começar a crescer internamente, por exemplo uma loja virtual pode começar vendendo apenas livros como a amazon e se tornar algo mostruoso.

Comece pequeno, mas pense grande. Em caso como ecomerce a escala pode aumentar muito rápido e para te dar mais flexibilidade e diminuir o custo com certeza a melhor opção é uma VPS.

Quanto você pode investir?

Se for um hobi ou um negócio os valores serão bem diferentes na hora de escolher a hospedagem. Veja o quanto isso vai te custar ou quanto você tem para investir. Com certeza isso vai influenciar sua escolha.

Quantidade de trafego?

O trafego organico aquele que vem de buscas é um pouco mais previsível verifique se o trafego não tem caido, pois isso pode ser a qualidade da hospedagem.

Sempre tenha um site rápido, principalmente se você vai investir seu dinheiro em trafego pago. Quanto mais gente acessando seu site ao mesmo tempo melhor tem de ser o seu serviço de hospedagem.


Então é isso espero que com essas informações você consiga escolher qual é o tipo de hospedagem para o seu projeto.

Se você gostou de algumas de nossas recomendações considere usar o link deste artigo, pois além de recomendarmos somos parceiros das hospedagens citadas neste artigo.

Ainda não acabou. só tem mais uma coisa. Vamos continuar esse guia na área de comentários e compartilhando com seus amigos que querem começar um negócio online.

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e compartilhe:

Não sabe se sua marca está bem colocada na rede? Ou não está tendo a atração que imaginava ter? Cadastre agora, complete o questionário e agende sua consultoria gratuita.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x